Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE:


    Trajes para casamento: como definir o que seus convidados devem vestir?

    data 15 de setembro de 2017
    casamento perfeito

    O dress code deve ser adequado ao estilo da festa para tornar o casamento ainda mais belo

     

    No grande dia, nenhum traje é mais esperado que o da noiva. No entanto, dias antes, seus convidados estarão preocupados com os trajes para casamento que devem usar para participar do sonho do casal.

     

    A decisão pelo dress code deve ser tomada pelos noivos. Ela está relacionada diretamente ao estilo da celebração escolhida pelo casal. Um casamento ao ar livre diurno, por exemplo, pede roupas simples e claras, enquanto que um mini wedding luxuoso à noite deve combinar com o visual dos convidados.

     

    Informar aos convidados o tipo de traje adequado para o casamento não é deselegante. Na verdade, é extremamente recomendado quando o casal realiza um casamento descontraído ou glamuroso. Exceto nessas ocasiões, os convidados compreendem que o estilo adequado é o passeio completo, o mais comum nos casamentos.

     

    Embora estabelecer o dress code pareça um detalhe pouco importante, ele é essencial para a harmonia da festa. Convidados que se vestem muito além ou aquém das expectativas podem constranger os demais e, ainda, tornar as fotos confusas.

     

    [button link=”https://conteudo.pacoteshyatt.com.br/check-list-organize-seu-casamento” color=”red” newwindow=”yes”] Conheça nosso e-book maravilhoso com dicas incríveis para organizar seu mini wedding![/button]

     

    Madrinhas

    Para entender cada tipo de traje utilizado em ocasiões especiais como o casamento, confira o guia a seguir:

     

    Esporte fino

     

    É o tipo de traje mais simples e descontraído. As mulheres podem usar vestidos mais curtos de linho e algodão para o dia e tecidos mais nobres para a noite, com saltos médios ou grossos. Já os homens estão dispensados do uso da gravata e podem dobrar as mangas das camisas. Para o dia, eles podem variar com polos e mocassins.

     

    Passeio completo ou social

     

    O intermediário e mais pedido nas celebrações, o passeio completo significa, para os homens, o tradicional terno e gravata, com cores claras para o dia e escuras para a noite. As mulheres usam vestidos curtos ou longos, em tecidos sofisticados, como crepe e seda, acompanhados de salto alto e bolsa pequena.

     

    Gala, a rigor ou black tie

     

    Extremamente formal e sofisticado, esse estilo é pouco usual no Brasil. Ele pede que as mulheres se vistam com seus melhores vestidos, preferencialmente longos, e caprichem nos acessórios. Para os homens, pode ser pedido o smoking ou o fraque preto, com gravata borboleta e sapato envernizado.

     

    Uma vez que você conhece os diferentes trajes para casamento, fica mais fácil definir o que os seus convidados devem ou não vestir. Acompanhe as sugestões para cada tipo de celebração ter ainda mais beleza:

     

    Casamento diurno

     

    Os eventos programados para ocorrer antes do entardecer pedem por trajes simples, cores claras e pouco brilho. A melhor opção para este horário é solicitar aos seus convidados o traje esporte fino, ou até mesmo uma variação um pouco mais despojada, permitindo calça jeans, por exemplos.

     

    Casamento noturno

     

    Embora o traje social seja o mais exigido pelos casais, você pode variar e liberar o esporte fino, principalmente se a celebração for modesta ou em um local inusitado. Os trajes mais formais só devem ser utilizados em casamentos que ocorrem à noite, então, dependendo do estilo do seu casamento, você pode solicitar aos seus convidados esse tipo de traje.

     

    Casamento tradicional

     

    Em eventos que ocorrem em salões e hotéis no horário noturno, o traje para casamentos mais recomendado é o passeio completo. Se o casamento se iniciar antes do entardecer e se prolongar pela noite, os noivos podem sugerir o traje esporte fino como padrão para seus convidados.

     

    Casamento ao ar livre

     

    Esse tipo de comemoração costuma ser mais despojada e ocorrer durante o dia, o que pede um traje mais descontraído, como o esporte fino. Se o mini wedding for realizado na praia, faça pequenas concessões, permitindo que os homens vistam camisa de manga curta, polo e até mesmo bermudas para tolerar as altas temperaturas.

     

    Casamento luxuoso

     

    Celebrações luxuosas pedem por trajes igualmente luxuosos, e pode ser o caso de indicar o uso do traje de gala a todos. Entretanto, essa opção nem sempre é encontrada no guarda-roupas dos convidados, portanto, seja flexível: você pode exigir o traje de gala aos padrinhos e, aos demais convidados, o passeio completo.

     

    Dicas de etiquetas para os convidados

     

    Os convidados precisam ficar atentos a detalhes que podem significar conflitos com o casal, com os demais convidados e com o local da festa. Antes de escolher a roupa para o grande dia dos noivos, eles devem:

     

    – Evitar o branco. Se você só possui um vestido dessa cor no guarda-roupas, providencie um novo com antecedência. O branco está reservado para que a noiva possa se destacar no dia mais importante de sua vida.

     

    – Questionar se houver dúvidas sobre o traje. Se o convite não trouxe a indicação ou se você gostaria de uma opinião para saber se determinado visual é adequado, converse com alguém próximo aos noivos ou entre em contato com o próprio assessor do casamento.

     

    – Ser silenciosos. É comum que as mulheres exibem belas jóias e sapatos junto com seus trajes para casamento, no entanto, garanta que eles não farão barulho suficiente para interromper a cerimônia.

     

    – Sempre respeitar o dress code. O casal pensou com carinho em cada item do casamento e comparecer vestido de forma inadequada passa a sensação de desrespeito para com essa dedicação.

     

    banner checklist casamento

     

      • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE: