Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE:


    Harmonização de vinhos em 4 tempos para o verão – 3ª parte

    data 16 de março de 2013

    Depois das nossas dicas sobre vinho rosé e vinho branco, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre um tinto de muita personalidade! Confira:

    3º tempo: vinho recomendado para carnes e assados (pratos fortes).

    Vinho tinto - Grand Hyatt Sao Paulo

    Nome do vinho: Catena Alta (Cabernet Sauvignon)

    História:

    Nicola Catena trocou a Itália pela a Argentina em 1898, quando estava convencido de que Mendoza era a terra prometida. Ele plantou a sua primeira vinha de Malbec em 1902. A uva Malvec é agora a sua uva mais famosa e melhor plantada.

    Vinhedos:

    Este vinho é feito com dois tipos diferentes de Cabernet Sauvignon. O vinhedo Angelica, na região de Maipu, possui uma temperatura média de 19ºC e ali são produzidas as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon. Tem uma altitude de 920m acima do nível do mar. Já a vinha Pirâmide se encontra na região de Lujan de Cuyo, também com temperatura de 19ºC e a 950m acima do nível do mar.

    Clima:

    A temperatura predominante dos Andes é de aproximadamente 19 graus, cerca de 950 metros acima do nível do mar. Todos acreditam que o solo dos Andes é pobre, mas para Nicolas Catena (neto de Nicola) isto permite controlar melhor a qualidade e o tempo das uvas.

    O vinho:

    Sua cor característica é o violeta opaco com alguns tons de preto. Possui aromas de frutas maduras negras e menta fresca. No sabor podemos reconhecer cassis, frutas negras e uma suave nota de grãos de café. Passa por um processo de envelhecimento de 18 meses em barris de carvalho francês.

    Harmonização:

    Este vinho harmoniza muito bem com carnes vermelhas, ragu de vitela, molhos de vinho tinto, assados e bifes.

    Na semana que vem voltamos com o nosso último post da série sobre vinhos para o verão e dicas de harmonização. Até lá!

      • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE: