Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE:


    Vinhos Franceses (parte II)

    data 26 de agosto de 2011

    Perdeu a última edição do Hyatt Wine Club?  Não se preocupe – nós contamos para vocês os destaques daquela noite.  Fizemos uma seleção de rótulos baseada na inovação, exclusividade, prêmios ou pelo ótimo custo-benefício dos rótulos apresentados.

    Programe-se já para a próxima edição no dia 20 de setembro (Vinhos da Argentina) e acompanhe nosso relato sobre os vinhos franceses no post de hoje e durante as próximas semanas!

    Vamos então conferir alguns outros rótulos que se destacaram na edição de vinhos franceses do Hyatt Wine Club de agosto?

     

     

    DOMAINE LOUISE BRISON CHAMPAGNE MILLÉSIME 2004, importadora La Cave Jado
    Geralmente as garrafas de champagne não indicam a safra, pois resultam da mistura de vinhos de várias safras. No caso deste rótulo, que é safrado e artesanal, essa junção não acontece e por isso é tão especial. O produror é a Domaine familiar, Louise Brison, que tradicionalmente pratica viticultura sustentável e vindima manual na produção de suas millésimes. Após a safra difícil do ano anterior, este Champagne de 2004, que teve somente 40mil garrafas produzidas, é bem equilibrado, estruturado, com borbulhas finas, firmes e regulares, o que lhe confere efervescência cremosa. No nariz remete a brioche, tostado e frutas secas. Já na boca revela sabores frutados e cítricos com boa persistência. Harmoniza com a refeição do início ao fim, da entrada ao prato principal.

     

     

     

    Uva: 50% Pinot Noir 50% Chardonnay
    Região: Champagne
    Teor alcoólico: 12%
    Preço: R$ 190

    M. CHAPOTIER BANYULS 2008, importadora Mistral
    A M.Chapotier, tradicional vinícola do Vale do Rhône com mais de 200 anos comandada pela mesma família (já está na sua 7ª geração) e que possui vinhedos com características climáticas e de solo excepcionais são os produtores deste Vin Doux Naturel (Vinho Naturalmente Doce), que sofre maceração longa e fermentação interrompida pela adição de aguardente (técnica datada de 1285). Dentre os vinhos assim classificados somente os com 50% ou mais de uvas Grenache são considerados Banyuls, famoso por ser considerado o único vinho de sobremesa  que harmoniza com chocolate. Este rótulo em especial é potente, um tanto oleoso, com notas de côco, frutas secas tostadas, frutas vermelhas cozidas e casca de tangerina. Na boca, acidez bem equilibrada, fineza de taninos e desenvolve boa persistência, cuja doçura se desenvolve gradativamente. Apesar de doce, acompanha além do já mencionado chocolate, os queijos azuis e frutas secas.

     

     

    Uvas: 90% Grenache e 10% Carignan

    Região: Languedoc-Roussillon
    Teor Alcoólico: 16,5%
    Preço: R$ 93

    E você, tem alguma sugestão de um vinho francês com ótimo custo benefício?

    Conte prá gente!

    Onde comprar:
    La Cave Jado – https://www.cavejado.com.br/
    Mistral – https://www.mistral.com.br

    O Hyatt Wine Club é nossa série mensal de degustação de vinhos, que acontece toda terceira terça-feira do mês.  A cada edição, temos uma programação especial com um tema específico, onde as importadoras parceiras apresentam rótulos de diferente regiões ou variedades, de acordo com o tema do mês.  Para completar a noite, música ao vivo e um buffet de aperitivos também temático, dão o tom à esses encontros descontraídos e ideais para troca de informações sobre o mundo do vinho, reunir os amigos para um bom papo ou conhecer pessoas novas, de iniciantes a amantes inverterados da nobre bebida.

    Informações Hyatt Wine Club
    Telefone: (11) 2838-3207
    E-mail: hosts.ghsaopaulo@hyatt.com

      • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE: